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Orixas na Umbanda
Orixas na Umbanda

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Ibejii (Vungi)

dia da semana
domingo

cores
azul , rosa, verde

símbolos
2 bonecos gêmeos, 2 cabacinhas, brinquedos

elemento
ar

plantas
jasmim, maçã, alecrim, rosa

animais
passarinhos

metal
estanho

comida
caruru, cocada, cuscuz, frutas doces

bebida
guaraná, suco de frutas

sincretismo
santos cosme e damião (27. 9)

domínio
parto e infância. amor (união)

o que faz
ajuda a resolver problemas de crianças, dá harmonia na família, facilita uniões.

quem é
orixá duplo da infância e da alegria.

características
alegre, otimista, brincalhão, esperto, trabalhador, imaturo, birrento, voraz.

quizília
morte, assobio

saudação
omi beijada!

onde recebe oferendas
jardins

riscos de saúde
alergias, anginas, problemas de nariz, raquitismo, acidentes.

presentes prediletos
brinquedos, balas, doces, guaraná

observação
o erê é a forma infantil de cada orixá, dentro do candomblé; não é ibeji. a beijada é a falange das crianças, dos espíritos infantis, dentro da umbanda.

lendas:

(1)
iansã e xangô tiveram dois filhos gêmeos. só que, quando eles ainda eram pequenos, houve uma epidemia que matou muitas crianças do povo, e um dos gêmeos morreu. os pais ficaram desesperados e iansã, como é amiga dos eguns, resolveu pedir sua ajuda. esculpiu um boneco de madeira igual ao filho que havia morrido, vestiu-o e enfeitou-o como se fosse para uma festa e colocou-o no lugar de honra da casa. todos os dias ela colocava uma oferenda aos pés da imagem e conversava com ela como se fosse seu filho vivo. comovidos com seu amor pela criança, os orixás fizeram a estátua viver e iansã voltou a ter seus dois filhos.



Oxum

dia da semana
sábado

cores
amarelo

símbolos
leque ( abebé ) com estrela, espelho

elemento
água

plantas
oriri, malmequer, cebola, brilhantina, jasmim

animais
arara

metal
latão

comida
omolocum, xinxim, ovos, abará, ipetê, canjica; banana

bebida
champanha

sincretismo
nossa sehora da conceição ( 8.12 )

domínio
água doce

o que faz
dá riqueza, amor e fertilidade; protege o parto e o bebê.

quem é
a coquete mãe da riqueza, da magia e do amor

características
bonita, elegante, charmosa, doce; feiticeira, chantagista, falsa, possessiva

quizília
abacaxi, barata

saudação
erieiê ô !

onde recebe oferendas
em rios ou nascentes

riscos de saúde
hipertensão, tensão nervosa, dificuldade circulatória

presentes prediletos
flores brancas e amarelas, perfumes, adereços, espelhos, suas comidas e bebidas.

lendas:

(1)
certa vez, numa festa de oxalá, as sacerdotisas dos vários orixás, com inveja da de oxum, puseram-lhe um feitiço: quando todos se levantaram para saudar oxalá, ela ficou presa na cadeira e suas roupas ficaram sujas de sangue. todos riram e oxalá ficou zangado. a sacerdotisa, envergonhada, tentou se esconder, mas nenhum orixá lhe abriu a porta. só oxum a recebeu e transformou as gotas de sangue em penas de papagaio. sabendo dessa magia, os outros orixás vieram prestar homenagem a oxum e oxalá lhe deu a proteção das filhas de santo, que durante a iniciação passaram a usar uma pena vermelha na testa.

(2)
houve um tempo em que os orixás masculinos se reuniam para discutir sobre a vida dos mortais e não deixavam as deusas participarem das decisões. aborrecida com isso, oxum fez com que as mulheres ficassem estéreis e então tudo deu errado na terra. os orixás foram consultar olorum e ele explicou que sem a presença de oxum com seu poder sobre a maternidade, nada poderia dar certo. os orixás, então, convidaram oxum para participar das reuniões: as mulheres voltaram a ser fecundas e todos os projetos dos orixás tiveram bom resultado.


Iemanjá

dia da semana
sábado

cores
cristal, azul claro

símbolos
leque (abebé) com sereia, concha

elemento
água

plantas
colônia, aguapé, lágrima de nossa senhora, pístia (erva de santa luzia), trapoeraba branca (olhos de santa luzia)

animais
peixes

metal
prata

comida
peixe, camarão, canjica, arroz, manjar; mamão

bebida
champanha

sincretismo
nossa senhora das candeias (da luz ) (2.2)

domínio
mar

o que faz
protege de confusões e promove a harmonia na família. ajuda a progredir na vida.

quem é
a grande mãe dágua e do lar.

características
maternal, protetora, competente, dedicada, mandona, possessiva, intrigante

quizília
poeira, sapo

saudação
odó iyá !

onde recebe oferendas
na praia

riscos de saúde
problemas no ventre: aparelho urinário, genitais; deficiência circulatória.

presentes prediletos
flores, perfume, colar, espelho, pente etc; suas comidas e bebidas.

lendas:

(1)
quando obatalá e odudua se casaram, tiveram dois filhos: iemanjá ( o mar ) e aganju ( a terra ). os irmãos se casaram e tiveram um filho, orungã ( o ar ). quando cresceu, orungã se apaixonou pela mãe. um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. quando orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu. então seu corpo começou a crescer até que seus seios se romperam e deles saíram dois grandes rios, que formaram os mares; e do ventre saíram os orixás que governam as 16 direcões do mundo: exu, ogum, xangô, iansã, ossain, oxossi, obá, oxum, dadá, olocum, oloxá, okô, okê, ajê xalugá, orum e oxu.

(2)
iemanjá teve muitos problemas com os filhos. ossain, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas. contra os conselhos da mãe, oxossi bebeu uma poção dada por ossain e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato. passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas iemanjá, irritada, expulsou-o. então ogum a censurou por tratar mal o irmão. desesperada por estar em conflito com os três filhos, iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar.

(3)
iemanjá foi casada com okere. como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai olokum. okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, iemanjá se transformou num rio para correr mais depressa. mais adiante, okere a alcançou e pediu que voltasse; como iemanjá não atendeu, ele se transformou numa montanha, barrando sua passagem. então iemanjá pediu ajuda a xangô; o orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e iemanjá pôde correr para o mar.

dia da semana
sexta-feira

cores
branco

símbolos
cajado (opaxorô), pilão (eninodô),caramujo, dente de elefante

elemento
ar

plantas
boldo, saião, inhame, malva

animais
caramujo

metal
estanho, prata

comida
acaçá, inhame, arroz, cuscuz, canjica

bebida
água

sincretismo
menino jesus (oxaguiã, oxalá jovem 24.12) e senhor do bonfim (oxalufã, oxalá velho segundo domingo depois do dia de reis, em janeiro)

domínio
céu

o que faz
dá felicidade, progresso, saúde.

quem é
o grande pai celeste, senhor das almas bem- aventuradas.

características
líder, benevolente, generoso, responsável, confuso, ansioso, rígido, hipocondríaco

quizília
cachaça, dendê, bichos escuros

saudação
epa babá!

onde recebe oferendas
montes, igrejas

riscos de saúde
circulação deficiente, problemas dos rins

presentes prediletos
flores e velas brancas, mel, suas comidas e bebidas.

observação
oxalá é o orixá dos inhames novos, unido ao orixá da agricultura. sua festa ligada ao início do ano agrícola é em agosto e setembro,e inclui a renovação da água do templo e a lavagem dos objetos de culto.

lendas:

(1)
olorun criou obatalá, olokum, odudua e orumilá. depois deu a obatalá (o oxalá original) a tarefa de criar o mundo, entregando-lhe uma sacola com um pó mágico. mas obatalá, instigado por orumilá, que estava zangado por ele não ter cumprido os rituais antes de partir, bebeu muito vinho de palma e adormeceu. então, seu irmão e rival odudua roubou a sacola e usou o pó para criar o mundo antes de obatalá acordar. obatalá foi castigado com a proibição de usar produtos do dendezeiro e bebidas alcoólicas; mas, como consolação, recebeu uma argila para modelar os humanos. mas, como não levou a sério a proibição, continuou bebendo e, nos dias em que se excedia, fazia as pessoas tortas ou mal cozidas. é por isso que os deformados e os albinos são filhos de oxalá.

(2)
oxalufã morava com o filho oxaguiã. quando resolveu visitar o outro filho, xangô, ifá disse que ele correria perigo na viagem; mandou levar 3 mudas de roupa, sabão e ori (creme de dendê ); e recomendou que não brigasse com ninguém. na viagem, oxalufã encontrou exu elepó, que o abraçou e sujou de dendê;controlando-se para não brigar, ele se lavou, vestiu roupa limpa e despachou a suja com ori. isso se repetiu com exu eledu, que o sujou de carvão, e com exu aladi, que o sujou com óleo de caroço de dendê. adiante, encontrou um cavalo que havia dado ao filho xangô; quando o pegou, os criados de xangô chegaram, pensaram que ele estava roubando o animal e o jogaram na prisão, onde ficou por 7 anos. nesse tempo, o reino sofreu seca, os alimentos acabaram e as mulheres ficaram estéreis. ifá disse que a causa era a prisão de um inocente. xangô mandou revistar as prisões e reconheceu o pai. ele mesmo o lavou e vestiu, e então o reino voltou a ser próspero.

(3)
iemanjá, a filha de olokum, foi escolhida por olorum para ser a mãe dos orixás. como ela era muito bonita, todos a queriam para esposa; então, o pai foi perguntar a orumilá com quem ela deveria casar. orumilá mandou que ele entregasse um cajado de madeira a cada pretendente; depois, eles deveriam passar a noite dormindo sobre uma pedra,segurando o cajado para que ninguém pudesse pegá-lo. na manhã seguinte, o homem cujo cajado estivesse florido seria o escolhido por orumilá para marido de iemanjá. os candidatos assim fizeram; no dia seguinte, o cajado de oxalá estava coberto de flores brancas, e assim ele se tornou pai dos orixás.

(4)
certa vez, quando os orixás estavam reunidos, oxalá deu um tapa em exu e o jogou no chão todo machucado; mas no mesmo instante exu se levantou, já curado. então oxalá bateu em sua cabeça e exu ficou anão; mas se sacudiu e voltou ao normal. depois oxalá sacudiu a cabeça de exu e ela ficou enorme; mas exu esfregou a cabeça com as mãos e ela ficou normal. a luta continuou, até que exu tirou da própria cabeça uma cabacinha; dela saiu uma fumaça branca que tirou as cores de oxalá. oxalá se esfregou, como exu fizera, mas não voltou ao normal; então, tirou da cabeça o próprio axé e soprou-o sobre exu, que ficou dócil e lhe entregou a cabaça, que oxalá usa para fazer os brancos.



Oxossi

dia da semana
quinta-feira

cores
verde

símbolos
arco e flecha (damatá), chicote (iruquerê)

elemento
terra

plantas
milho, jasmim-manga, carqueja, cróton.

animais
porco do mato

metal
latão

comida
axoxô, quibebe, milho cozido, tapioca, pamonha, canjica, frutas.

bebida
aluá, batida de mel

sincretismo
São Sebastião (20.1) ou São Jorge (23.4)

domínio
as matas, os animais silvestres

o que faz
protege contra perigos, castiga quem faz coisas erradas; protege os animais e plantas.

quem é
o Rei da Mata, o provedor de sustento, o vingador.

características
refinado, exigente, sensível, discreto, rancoroso

quizília
cabeca de bicho, (nos sacrifícios e alimentos) , ovo

saudação
Okê Arô !

onde recebe oferendas
na mata

riscos de saúde
problemas de olhos, boca, dores musculares, intestino

presentes prediletos
charutos, velas, mel, suas comidas e bebidas.

lendas:

(1)
Quando Oxum e Oxossi se conheceram, ele logo se apaixonou e quis casar com ela. Oxum concordou, mas impôs a condição de que ele fosse com ela para a mansão de seu pai disfarçado de mulher, para não ter a entrada impedida. Oxossi aceitou, sem perguntar se isso lhe traria problemas. Então Oxum o transformou em mulher e eles foram juntos para o palácio. Lá, Oxossi foi muito bem recebido, pois foi apresentado como uma amiga de Oxum; e assim os dois puderam viver juntos por muito tempo. Meses depois, Oxum não pôde mais esconder a gravidez; Oxalá descobriu a verdade e expulsou Oxossi do palácio. Por ter se transformado em mulher, Oxossi se tornou bissexual; e seu filho, Logunedê, também.

(2)
Oxossi era ajudante do irmão Ogum e carregava suas flechas. Certo dia, numa das caçadas, encontrou o irmão Ossain, que vivia na floresta e era um mago. Ossain enfeitiçou-o e Oxossi ficou servindo a ele por algum tempo. Quando o efeito do feitiço passou, Oxossi quis voltar para casa, mas a mãe Iemanjá não o aceitou. Então, Oxossi voltou para a mata e foi morar com Ossain, que lhe ensinou todos os mistério da floresta e de seus habitantes. Desde então, Oxossi se tornou um grande caçador, passando a garantir a alimentação da família e defendendo animais e plantas de pessoas que matam sem necessidade.

(3)
Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou para casa, onde a cozinhou e comeu; depois foi dormir. No outro dia, sua esposa Oxum encontrou-o morto, com um rastro de cobra saindo de seu corpo e indo para a mata. Oxum tanto se lamentou e chorou, que Ifá o fez renascer como Orixá, com o nome de Oxossi.

(4)
Certa vez, no reino de Ifá, surgiu um pássaro enorme que, voando bem no meio da cidade, não deixava que o povo fizesse as festas do tempo da colheita. O rei convocou todos os arqueiros do reino, que usaram todas as suas flechas sem conseguir espantar o animal; e por isso foram executados. O último a comparecer tinha somente uma flecha mas sua mãe, com medo de que ele fosse condenado à morte, consultou Ifá e soube que o filho devia fazer uma oferenda aos deuses antes de tentar a sorte. O rapaz obedeceu e, com sua única flecha, matou o monstro. O rapaz foi muito aclamado pelo povo e passou a se chamar Oxossi, o grande caçador.



Ogum

dia da semana
quinta-feira (para alguns, terça-feira)

cores
no Candomblé, anil; na Umbanda, vermelho e branco

símbolos
ferramentas: facão, machadinha, pá, enxada, picareta, serrote, martelo etc.

elemento
terra

plantas
espada de Ogum, guiné, caruru, beldroega

animais
cavalo

metal
ferro trabalhado

comida
adalu, feijão assado, angu com miúdos, vatapá, guisado de carne, farofa, inhame.

bebida
cerveja clara

sincretismo
São Jorge ( 23.4 ) ou São Sebastião ( 20.1 )

domínio
a reta dos caminhos, as lutas, o trabalho.

o que faz
dá força para vencer demandas e habilidade para lidar com ferro.

quem é
o aventureiro desbravador e conquistador. Padroeiro dos militares e artesãos.

características
corajoso e aventureiro, explosivo mas de coração grande, sem sofisticação.

quizília
lugares fechados, quiabo

saudação
Patakori!

onde recebe oferendas
nos caminhos e estradas de ferro; no centro das encruzilhadas.

riscos de saúde
hipertensão, problemas nos braços, nevralgias.

presentes prediletos
flores vermelhas, velas, charutos, suas comidas e bebidas.

observação
originalmente, a festa de Ogum era a da colheita do inhame. Ele é um Orixá da agricultura.

lendas:

(1)
Ogum foi o segundo filho de Iemanjá e era muito ligado ao irmão mais velho, Exu. Os dois eram muito aventureiros e brincalhões, estavam sempre fazendo estrepolias juntos. Quando Exu foi expulso de casa pelos pais, Ogum ficou muito zangado e resolveu acompanhar o irmão. Foi atrás dele e por muito tempo os dois correram mundo juntos. Exu, o mais esperto, resolvia para onde iriam; e Ogum, o mais forte e guerreiro, ia vencendo todas as dificuldades do caminho. É por isso que Ogum sempre surge no culto logo depois de Exu, pois honrar seu irmão preferido é a melhor forma de agradá-lo; e enquanto Exu é o dono das encruzilhadas, Ogum governa a reta dos caminhos.

(2)
quando Ogum conquistou o reino de Irê, deu o trono para o filho e partiu em busca de novas batalhas. Anos depois, ele voltou ; mas chegou no dia de uma festa religiosa em que todos deviam guardar silêncio. Sentindo sede, quis beber, mas o vinho havia sido todo usado no ritual religioso; pediu comida e ninguém lhe respondeu, por causa da proibição religiosa. Pensando que o desprezavam, Ogum puxou a espada e matou todo mundo. Quando terminou a cerimônia religiosa, o filho veio ao encontro de Ogum, prestou-lhe todas as homenagens e ofereceu-lhe um banquete. Quando lhe explicaram o que ocorrera, Ogum ficou horrorizado com seu crime. Cravou a espada no chão e fez com que se abrisse um grande buraco por onde se afundou, tornando-se desde então um Orixá.

(3)
Depois que Exu foi expulso de casa pelos pais, ficou decidido que Ogum, o segundo filho, seria o sucessor do pai no governo. Entretanto, Ogum não gostava desse tipo de atividade. Seu prazer estava nas aventuras. Quando substituiu o pai durante uma viagem deste, Ogum deixou de lado as funções de governante, dedicando-se a passeios e confusões com os amigos. Estava sempre se metendo com as namoradas alheias e arrumando brigas. Para mantê-lo sossegado, então, o pai lhe deu o comando do exército e a missão de responder às agressões ao reino e de conquistar novos territórios. Nessas atividades, ele foi muito bem sucedido.

Iansã / Oiá

dia da semana
quarta-feira

cores
vermelho e branco ou coral

símbolos
chicote (eruexim) , raio

elemento
fogo

plantas
sensitiva, espada de Iansã (borda amarela), bambu, periquitinho.

animais
borboleta

metal
cobre

comida
acarajé, bobó, xinxim, vatapá, pirão. Manga rosa

bebida
champanha

sincretismo
Santa Bárbara ( 4.12 )

domínio
ventania, temporal

o que faz
dá coragem e impulsividade;protege contra desastres e acidentes.

quem é
a mais impulsiva das companheiras de Xangô, Orixá das paixões e aventuras.

características
passional, audaciosa, alegre, agitada, líder, vaidosa, intrigante, vingativa, irritável.

quizília
folhas secas , lagartixa

saudação
Epa Hei!

onde recebe oferendas
nas cachoeiras

riscos de saúde
problemas de rins e vesícula biliar

presentes prediletos
um perfume ou outro objeto de toalete; flores amarelas, suas comidas e bebidas.

lendas:

(1)
Certa vez, Xangô foi visitar o irmão Ogum e conheceu sua mulher Iansã. Os dois se apaixonaram e Iansã largou Ogum, indo viver com Xangô. Tempos depois, com saudades, Iansã voltou para Ogum; emtão Xangô chamou seu exército e atacou o reino do irmão. Enquanto lutavam, Ogum mandou Iansã para o reino de Oxossi. Quando Xangô, vencedor, foi buscá-la, ela se casara com Oxossi.Atacou-o, e Oxossi mandou Iansã para o reino de Omolu. E a história se repetiu, até que Iansã foi mulher de todos os Orixás. Mas no final acabou voltando a viver com Xangô, e de sua união nasceram os gêmeos Ibeji.

(2)
Iansã e Xangô sempre foram muito companheiros, mas Xangô, como rei, queria sempre ser o mais poderoso de todos. Iansã não se conformava com isso, pois ela é muito independente e não admite ser mandada por ninguém. Certa vez, disseram a Xangô que, num reino vizinho, havia um sacerdote que conhecia uma poção que, quando ingerida, dava o poder de lançar fogo pela boca. Como estava envolvido numa luta, Xangô mandou Iansã buscar a poção para ele. Ao voltar, ela começou a pensar que não era justo que só Xangô tivesse esse poder; então, tomou um pouquinho da poção, para que o marido não percebesse. Assim, ela ficou com o poder mágico mas, como tomou pouca poção, é dona apenas dos ventos e dos raios fracos.

(3)
Depois que casou com Oxum, que era muito dengosa, Xangô passou a negligenciar Iansã, que ficou muito enciumada. Um dia, quando Oxum foi tomar banho no rio, Iansã resolveu se vingar e fez surgir uma cortina de fogo no caminho; mas Oxum fez o rio transbordar e o fogo se apagou. Iansã ficou ainda mais irritada e atacou Oxum com a espada. Como Oxum só levava um espelho, usou-o para fazer com que o reflexo do sol cegasse a rival. Só assim Iansã parou e as duas puderam conversar.

(4)
Iansã viveu por muito tempo com Xangô e foi sua melhor companheira de aventuras. Apesar de sua inconstância, ela gostava muito dele. Por isso, quando Xangô morreu, ela ficou tão desesperada que não quis mais viver. Pediu aos Orixás que aceitassem sua ida para o mundo dos mortos em companhia do marido e então se matou. Por ter ido pela própria vontade, Iansã se tornou amiga dos Eguns. É por isso que Iansã é o único Orixá que tem coragem de participar do culto dos mortos, dominando-os com seu chicote.



Xangô

dia da semana
quarta-feira

cores
no Candomblé, vermelho e branco; na Umbanda, marrom.

símbolos
machado de lâmina dupla(oxé); meteorito.

elemento
fogo

plantas
folha de Xangô ( comigo-ninguém-pode ), quiabo, cambará, sabugueiro.

animais
jabuti

metal
aço

comida
amalá, rabada, zorô, bobó, milho assado. Fruta de conde.

bebida
cerveja preta

sincretismo
São José (Alafin 19.3), São João (Afonjá 24.6), São Pedro (Badé 29.6), São Jerônimo (Ogodô 30.9).

domínio
o fogo celeste: raio, trovão, meteorito.

o que faz
corrige injustiças, protege contra catástrofes.

quem é
o Advogado dos Pobres

características
autoritário, severo, justiceiro, líder maduro; egocêntrico, mandão.

quizília
doença e morte

saudação
Caô Cabiecilê!

onde recebe oferendas
nas pedreiras

riscos de saúde
hipertensão e suas consequências; nevralgias e tensão.

presentes prediletos
velas, charutos, suas comidas e bebidas preferidas.

observação
vários Orixás foram reunidos na figura de Xangô: reis míticos, guerreiros, deuses do fogo, das tempestades, das pedras. Por isso existem tantas variedades de Xangô.

lendas:

(1)
Quando Xangô pediu Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com a condição de que ele levasse o pai dela, Oxalá, nas costas para que ele, já muito velho, pudesse assistir ao casamento. Xangô, muito esperto, prometeu que depois do casamento carregaria o pai dela no pescoço pelo resto da vida; e os dois se casaram. Então, Xangô arranjou uma porção de contas vermelhas e outra de contas brancas, e fez um colar com as duas misturadas. Colocando-o no pescoço, foi dizer a Oxum: "- Veja, eu já cumpri minha promessa. As contas vermelhas são minhas e as brancas, de seu pai; agora eu o carrego no pescoço para sempre."

(2)
Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres ( Iansã, Oxum e Obá ), muitos servos, exércitos, gado e riquezas. Certo dia, ele subiu num morro próximo,junto com Iansã; ele queria testar um feitiço que inventara para lançar raios muito fortes. Quando recitou a fórmula, ouviu-se uma série de estrondos e muitos raios riscaram o céu. Quando tudo se acalmou, Xangô olhou em direção à cidade e viu que seu palácio fora atingido. Ele e Iansã correram para lá e viram que não havia sobrado nada nem ninguém. Desesperado, Xangô bateu com os pés no chão e afundou pela terra; Iansã o imitou. Oxum e Obá viraram rios e os 4 se tornaram Orixás.




Nanã

dia da semana
terça-feira

cores
anil, branco e roxo

símbolos
vassoura de palha, bastão de hastes de palmeira (Ibiri)

elemento
terra e água

plantas
folha da fortuna, viuvinha (trapoeraba roxa ), samambaia, melão de São Caetano, manacá

animais


mineral
terra (é mais velha que a descoberta dos metais), lodo.

comida
efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco, pirão com batata roxa. Jaca.

bebida
vinho branco

sincretismo
Santa Ana (26.7 )

domínio
- os pântanos e a morte.

o que faz
cuida dos mortos enquanto seus corpos se decompõem no lodo, se preparando para formarem novos seres. Protege contra feitiços e perigos de morte.

quem é
a mais velha das mães d"água, a Avó dos Orixás e a Mãe dos Mortos.

características
introvertida, austera, madura, protetora, mártir, rabugenta, vingativa, intrigante.

quizília
multidões, instrumentos de metal

saudação
Salubá!

onde recebe oferendas
em local com ruínas ou pântano.

riscos de saúde
problemas de coração e circulação; saúde geral fraca.

presentes prediletos
velas, suas comidas e bebidas preferidas.

lendas:

(1)
Nanã era rainha de um povo e tinha poder sobre os mortos. Para roubar esse poder, Oxalá casou com ela, mas não ligava para a mulher. Então, Nanã fez um feitiço para ter um filho. Tudo aconteceu como ela queria mas, por causa do feitiço, o filho (Omolu ) nasceu todo deformado; horrorizada, Nanã jogou-o no mar para que morresse. Como castigo pela crueldade, quando Nanã engravidou de novo, Orumilá disse que o filho seria lindo mas se afastaria dela para correr mundo. E nasceu Oxumaré, que durante 6 meses vive no céu como o arco-íris, e nos outros 6 é uma cobra que se arrasta no chão.

(2)
Na aldeia chefiada por Nanã, quando alguém cometia um crime, era amarrado a uma árvore e então Nanã chamava os Eguns para assustá-lo. Ambicionando esse poder, Oxalá foi visitar Nanã e deu-lhe uma poção que fez com que ela se apaixonasse por ele. Nanã dividiu o reino com ele, mas proibiu sua entrada no Jardim dos Eguns. Mas Oxalá espionou-a e aprendeu o ritual de invocação dos mortos. Depois, disfarçando-se de mulher com as roupas de Nanã, foi ao jardim e ordenou aos Eguns que obedecessem "ao homem que vivia com ela "( ele mesmo). Quando Nanã descobriu o golpe, quis reagir mas, como estava apaixonada, acabou aceitando deixar o poder com o marido.

(3)
Certa vez, os Orixás se reuniram e começaram a discutir qual deles seria o mais importante. A maioria apontava Ogum, considerando que ele é o Orixá do ferro, que deu à humanidade o conhecimento sobre o preparo e uso das armas de guerra, dos instrumentos para agricultura, caça e pesca, e das facas para uso doméstico e ritual. Somente Nanã discordou e, para provar que Ogum não é tão importante assim, torceu com as próprias mãos os animais destinados ao sacrifício em seu ritual. É por isso que os sacrifícios para Nanã não podem ser feitos com instrumentos de metal.



Omolu / Obaluaê

dia da semana
segunda-feira

cores
preto, branco, vermelho

símbolos
cajado (xaxará), búzios.

elemento
terra

plantas
cuféia (sete sangrias), erva-de-passarinho, canela de velho, quitoco. Zínia, cravo de defunto.

animais
cachorro

metal
chumbo, barro

comida
pipoca, bife acebolado, bolinhos de milho, acaçá, olubajé. Banana da terra.

bebida
água, vinho tinto

sincretismo
São Lázaro (17.12) e São Roque (16.8).

domínio
a terra, as epidemias, a morte.

o que faz
castiga com doenças, mas também cura os males.

quem é
o Médico dos Pobres e o Senhor dos Cemitérios.

características
reservado, solitário, simples, trabalhador, serviçal, depressivo, doentio.

quizília
claridade, sapos

saudação
Atotô!

onde recebe oferendas
no cemitério (geralmente no Cruzeiro).

riscos de saúde
doenças de pele e problemas nas pernas e coluna.

presentes prediletos
velas, charutos, suas comidas e bebidas preferidas.

observação
o nome de Obaluaê às vezes é usado especificamente para o Omolu jovem, que é mais agressivo; Omolu é o nome mais usado para o Omolu velho, mais introvertido.

lendas:

(1)
Por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar, Omolu nasceu todo deformado. Desgostosa com o aspecto do filho, Nanã abandonou-o na beira da praia,para que o mar o levasse. Um grande caranguejo encontrou o bebê e atacou-o com as pinças, tirando pedaços da sua carne. Quando Omolu estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou. Penalizada, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura até que o bebê se recuperou. Então Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.

(2)
Omolu tinha o rosto muito deformado e a pele cheia de cicatrizes. Por isso, vivia sempre isolado, se escondendo de todos. Certo dia, houve uma festa de que todos os Orixás participavam, mas Ogum percebeu que o irmão não tinha vindo dançar. Quando lhe disseram que ele tinha vergonha de seu aspecto, Ogum foi ao mato, colheu palha e fez uma capa com que Omolu se cobriu da cabeça aos pés, tendo então coragem de se aproximar dos outros. Mas ainda não dançava, pois todos tinham nojo de tocá-lo. Apenas Iansã teve coragem; quando dançaram, a ventania levantou a palha e todos viram um rapaz bonito e sadio;e Oxum ficou morrendo de inveja da irmã.

(3)
Quando Obaluaê ficou rapaz, resolveu correr mundo para ganhar a vida. Partiu vestido com simplicidade e começou a procurar trabalho, mas nada conseguiu. Logo começou a passar fome, mas nem uma esmola lhe deram. Saindo da cidade, embrenhou-se na mata,onde se alimentava de ervas e caça, tendo por companhia um cão e as serpentes da terra. Ficou muito doente.Por fim, quando achava que ia morrer, Olorun curou as feridas que cobriam seu corpo. Agradecido, ele se dedicou à tarefa de viajar pelas aldeias para curar os enfermos e vencer as epidemias que castigaram todos que lhe negaram auxílio e abrigo.




Exu

dia da semana
segunda-feira

cores
preto e vermelho

símbolos
tridente, bastão (agô)

elemento
fogo

plantas
pimenta, capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã.

animais
cachorro

metal
bronze, ferro bruto (minério), terra.

comidas
farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos, omolocum. Limão.

bebidas
cachaça e batida de mel para Exu; anis e champanha para Pomba-gira.

sincretismo
Santo Antonio (13.6) e São Benedito (5.10).

domínio
passagens : encruzilhadas e portas.

o que faz
vigia as passagens, abre e fecha os caminhos.Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar caminhos para progredir,além de proteger contra perigos e inimigos.

quem é
mensageiro dos mortais para os Orixás, senhor da vitalidade.

características
apaixonado, esperto, criativo, persistente, impulsivo, brincalhão.

quizília
comidas brancas e sal.

saudação
Laroiê!

onde recebe oferendas
no canto das encruzilhadas.

riscos de saúde
dores de cabeça relacionadas a problemas de fígado.

presentes prediletos
dinheiro, velas, suas comidas e bebidas preferidas, charutos (Exu) ou cigarros (Pomba-gira).

observação
Pomba-gira (de Bombogira, nome de Exu em Angola) é o nome dado aos Exus femininos. Na Umbanda, existem muitos Exus e Pombas-giras que governam lugares diferentes e auxiliam os vários Orixás.

lendas:

(1)
Exu foi o primeiro filho de Iemanjá e Oxalá. Ele era muito levado e gostava de fazer brincadeiras com todo mundo.Tantas fez que foi expulso de casa. Saiu vagando pelo mundo, e então o país ficou na miséria, assolado por secas e epidemias. O povo consultou Ifá, que respondeu que Exu estava zangado porque ninguém se lembrava dele nas festas; e ensinou que,para qualquer ritual dar certo, seria preciso oferecer primeiro um agrado a Exu. Desde então, Exu recebe oferendas antes de todos, mas tem que obedecer aos outros Orixás, para não voltar a fazer tolices.

(2)
Certa vez, dois vizinhos muito amigos esqueceram de fazer as oferendas devidas a Exu antes de começar a semana de trabaho. Zangado, Exu resolveu se vingar. Pôs na cabeça um gorro que era vermelho de um lado e branco do outro.Em seguida, passou calmamente pelo caminho que dividia as terras dos dois vizinhos, cumprimentando-os amavelmente. Quando ele se afastou, um dos vizinhos perguntou ao outro: "- Quem será este senhor de gorro branco?"E o outro falou: "- Não, o gorro era vermelho!"E ficaram discutindo se o gorro era vermelho ou branco, até que se pegaram e brigaram até se matar.

(3)
Um homem rico tinha uma grande criação de galinhas. Certa vez, chamou um pintinho muito travêsso de Exu, acrescentando vários xingamentos. Para se vingar, Exu fez com que o pinto se tornasse muito violento. Depois que se tornou galo, ele não deixava nenhum outro macho sossegado no galinheiro: feria e matava todos os que o senhor comprava. Com o tempo, o senhor foi perdendo a criação e ficou pobre. Então, perguntou a um babalaô o que estava acontecendo. O sacerdote explicou que era uma vingança de Exu e que ele precisaria fazer um ebó pedindo perdão ao Orixá. Amedrontado, o senhor fez a oferenda necessária e o galo se tornou calmo, permitindo que ele recuperasse a produção.